Brasil

Câmara aprova regulamentação do controle de doping no Brasil

A MP transforma em lei atribuições da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) estabelecidas por um decreto do governo de março


	Exames antidoping: o país corre o risco de não poder realizar os exames antidoping dos Jogos Rio 2016
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Exames antidoping: o país corre o risco de não poder realizar os exames antidoping dos Jogos Rio 2016 (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2016 às 09h00.

Rio de Janeiro - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira medida provisória que adequa a legislação do país a exigências internacionais para o controle de dopagem, um compromisso assumido pelo país para poder realizar os exames antidoping dos Jogos Olímpicos de agosto no Rio de Janeiro.

A MP transforma em lei atribuições da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) estabelecidas por um decreto do governo de março, que fora publicado de última hora para evitar que o Brasil perdesse o credenciamento da Agência Mundial Antidoping (Wada) por falta de conformidade.

O texto será votado ainda pelo Senado.

No entanto, o país corre o risco de não poder realizar os exames antidoping dos Jogos Rio 2016 porque o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) foi suspenso pela Wada no fim de junho por falta de conformidade com os padrões internacionais.

Segundo uma fonte com conhecimento da questão, a decisão foi tomada devido a recentes casos de resultados falsos positivos em decorrência de erros técnicos.

Em resposta à decisão da Wada, o LBCD, que funciona dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reiterou sua "capacidade técnica e ética" para a realização das análises, e disse que prevê voltar a operar normalmente em julho, após uma visita técnica da Wada.

A suspensão imposta pela Wada tem caráter provisório e poderá ser revista por um comitê disciplinar que será formado para analisar a situação, de acordo com o comunicado da agência.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos Deputadoscidades-brasileirasDopingEsportesMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil