Brasil

Câmara aprova urgência do projeto sobre dívidas dos Estados

A Câmara aprovou o pedido de urgência constitucional do projeto que trata da renegociação das dívidas dos Estados com a União


	Plenário da Câmara: na semana passada, em uma derrota inesperada, o governo Temer não conseguiu aprovar a urgência
 (Agência Brasil/Wilson Dias)

Plenário da Câmara: na semana passada, em uma derrota inesperada, o governo Temer não conseguiu aprovar a urgência (Agência Brasil/Wilson Dias)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 22h21.

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 12, o pedido de urgência constitucional do projeto que trata da renegociação das dívidas dos Estados com a União.

A aprovação teve ampla maioria, com 335 votos favoráveis, 118 contrários e três abstenções. Esta foi a segunda tentativa do governo de dar prioridade à tramitação do projeto na Casa.

Na semana passada, em uma derrota inesperada, o governo Temer não conseguiu aprovar a urgência.

Na ocasião, a base aliada garantiu apenas 253 dos 257 votos necessários. Defendido pelo governo, o texto é fruto de acordo com governadores e prevê, entre outros pontos, o alongamento das dívidas dos Estados com a União.

O mérito do projeto dificilmente será apreciado antes do "recesso branco", que começa na sexta-feira, 15, já que é considerado polêmico e amanhã será dia de eleição do novo presidente da Câmara. Uma das preocupações do governo é o tempo curto para aprovação.

A pausa nos trabalhos da Câmara irá até o início de agosto. Enquanto o tempo passa, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo até 22 de agosto para que União e Estados formalizem o acordo sobre as dívidas, o que seria efetivado com a aprovação da lei.

A Corte aguarda até essa data para analisar o mérito de pedidos de Estados que defendem o uso de juros simples no cálculo dos débitos.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

'Agora começa um outro momento', diz Lula sobre conversa entre Rubio e Vieira

Defensoria do Amazonas pede ao Senado criação de CPI para investigar atuação da PF no Rio Madeira

PF cumpre 66 mandados em nova fase da operação para apurar descontos no INSS; veja os estados

Lula vence todos no 2° turno das eleições de 2026 com vantagem de 9 a 23 pontos, diz Genial/Quaest