Brasil

Câmara de SP volta atrás e dá feriado para comerciários

Vereadores agora incluíram o comércio em geral no texto que decretou feriado o dia 12 de junho, data de abertura da Copa do Mundo


	Comércio em São Paulo: feriado na estreia da seleção na Copa do Mundo
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Comércio em São Paulo: feriado na estreia da seleção na Copa do Mundo (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2014 às 18h57.

São Paulo - A Câmara Municipal cedeu à pressão dos comerciários e votou na tarde desta quinta-feira, 05, novo projeto para alterar a lei que decretou feriado o dia 12 de junho, data de abertura da Copa do Mundo.

Diferentemente do texto aprovado no dia 20 de maio, os vereadores agora incluíram o comércio em geral no texto, assegurando aos trabalhadores do setor direitos específicos para a atuação em feriado como vale-refeição, folga e remuneração em dobro.

A "correção" da lei já sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) foi acordada nesta quinta, após nova manifestação do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da UGT (União Geral dos Trabalhadores) em frente à Câmara. Líder do PT, o vereador Alfredinho chegou a pedir desculpas aos comerciários que aguardavam pela nova votação em plenário.

Toninho Vespoli (PSOL), no entanto, ressaltou que o "equívoco" de excluir os funcionários do comércio varejista da lei não foi um "cochilo". Segundo Vespoli, quem votou contra os comerciários no primeiro projeto o fez para agradar aos interesses dos empresários, que alegavam prejuízos com a lei.

Acompanhe tudo sobre:ComércioCopa do MundoEsportesFeriadosFutebol

Mais de Brasil

Defesa de Collor reitera pedido por prisão domiciliar com atestado de Parkinson e transtorno bipolar

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial