Brasil

Câmara Legislativa libera Uber, mas limita carros no DF

Projeto que regulamenta o aplicativo Uber de transporte de passageiros em carros particulares no Distrito Federal foi aprovado


	Logo do Uber: deputados conseguiram chegar a um acordo sobre a emenda que prevê a limitação do número de motoristas do Uber no Distrito Federal
 (Robert Galbraith/Reuters)

Logo do Uber: deputados conseguiram chegar a um acordo sobre a emenda que prevê a limitação do número de motoristas do Uber no Distrito Federal (Robert Galbraith/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 22h55.

O projeto que regulamenta o aplicativo Uber de transporte de passageiros em carros particulares no Distrito Federal foi aprovado hoje (28), em segundo turno, pela Câmara Legislativa, por 17 favor a favor e 7 contrários, e o governador Rodrigo Rollemberg terá 90 dias para regulamentar o sistema e estabelecer o limite de carros do Serviço de Transporte Individual Privado, nome dado ao Uber em Brasília.

Após 5 horas de sessão, os deputados conseguiram chegar a um acordo sobre a emenda que prevê a limitação do número de motoristas do Uber no Distrito Federal, e o projeto, de autoria do Executivo, agora segue para a sanção do governador.

A capital do país é a primeira do Brasil a regulamentar o transporte individual privado por meio de uso de aplicativos que conectam motoristas e passageiros.

Em São Paulo, o uso do Uber foi liberado por meio de decreto do prefeito Fernando Haddad (PT).

O deputado professor Israel do PV fez críticas à limitação. Ele disse que, da forma que o texto foi construído, é preocupante, pois ele ordena ao executivo que limite a frota do Uber.

“Brasília tinha hoje a opção de escolher um modelo modernizante. A gente poderia ser a vanguarda no mundo todo, e no final criamos um texto cheio de retalhos e de emendas, que determina ao poder executivo que crie mais táxi, ou seja, que limite”, lamentou.

Já o deputado Rodrigo Delmasso (PTN) comemorou o texto final.

“O texto beneficia os taxistas e os motoristas do Uber. A câmara escutou o clamor da sociedade e deu um passo enorme com a regulamentação. Garantimos direitos para quem historicamente construiu a vida atrás dos volantes”.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosdistrito-federalUberVeículos

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular