Brasil

Camila Pitanga é nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU

Camila Pitanga: a atriz é a primeira personalidade das Américas a se tornar porta-voz pública da ONU Mulheres no Brasil


	Camila Pitanga: a atriz é a primeira personalidade das Américas a se tornar porta-voz pública da ONU Mulheres no Brasil
 (Divulgação / Globo)

Camila Pitanga: a atriz é a primeira personalidade das Américas a se tornar porta-voz pública da ONU Mulheres no Brasil (Divulgação / Globo)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 13h58.

São Paulo - No Dia Internacional de Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a ONU Mulheres Brasil anuncia a nomeação da atriz Camila Pitanga como Embaixadora Nacional da Boa Vontade, que une forças à instituição para dar visibilidade aos direitos das mulheres e auxiliar no combate à violência contra a mulher no Brasil.

#PorqueEscolhiEssaLuta

Posted by Camila Pitanga on Quinta, 10 de dezembro de 2015

"Quero colocar em prática o meu desejo de lutar contra tanta dor e desigualdade ainda vividas pelas mulheres. Obrigada, ONU Mulheres, por me empoderar, me orientar e me fazer compreender mais os dilemas e as soluções para as mulheres no mundo. Com muita honra – muita mesmo – já me considero parte do time", escreveu Camila em seu Facebook.

Recentemente, Camila publicou uma série de dados alarmantes em seu Facebook e chamou a atenção para uma realidade que precisa ser mudada.

No Brasil, 70% das vítimas de estupro são crianças:

#PorqueEscolhiEssaLuta

Posted by Camila Pitanga on Quinta, 10 de dezembro de 2015

A atriz brasileira, que é também é diretora-geral da ONG Movimento Humanos Direitos, agora é a primeira personalidade das Américas a se tornar porta-voz pública da ONU Mulheres no Brasil.

Ela passa a ser a sétima personalidade no mundo a receber o título de embaixadora da entidade, sendo a segunda em âmbito nacional.

Soma-se às embaixadoras globais, as atrizes Nicole Kidman e Emma Watson e a princesa Bajrakitiyabha Mahidol, da Tailândia; regionais, tenista Sania Mirza (Sul da Ásia) e ator, cineasta e cantor Farhan Akhtar (Sul da Ásia); e nacional, atriz Hai Qing (China).

Também neste mês, a atriz Juliana Paes foi nomeada Defensora para a Prevenção e Eliminação da Violência contra as Mulheres da ONU Mulheres Brasil. Segundo a ONU, ela atuará em campanhas de conscientização pública sobre a questão.

"Me sinto lisonjeada com o convite e feliz por poder usar a visibilidade e credibilidade que conquistei para ajudar a levar essa mensagem preventiva de amor e respeito a favor das mulheres", escreveu a atriz em seu Facebook.

Em comunicado oficial da ONU, Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, disse:

“Camila Pitanga tem uma bela e corajosa trajetória ligada às causas sociais, sendo incentivadora e porta-voz de direitos humanos da população brasileira. É uma mulher negra que aglutina muitas lutas pelos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. De forma destemida, ela tem colaborado para a visibilidade de mobilizações políticas, sendo entusiasta de primeira hora dos movimento sociais e da própria ONU sempre em favor da igualdade. Camila é parte do nosso time e atuará no apoio público à sensibilização da sociedade brasileira para o alcance dos objetivos globais da ONU, com passos decisivos rumo à igualdade de gênero e ao fim do racismo, como propõe a Década Internacional de Afrodescendentes”


Segundo a ONU, inicialmente, Camila Pitanga atuará em defesa dos direitos humanos das mulheres por meio do empoderamento e da igualdade de gênero e no combate ao racismo, sexismo e preconceitos.

Uma das frentes de seu trabalho é nas redes sociais. Neste 10 de dezembro, Dia Internacional de Direitos Humanos, Camila inaugurou em seu perfil oficial no Facebook, a publicação da hashtag #PorqueEscolhiEssaLuta, com postagens em defesa dos direitos das mulheres com dados sobre a violação de seus direitos no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizesCelebridadesDireitos HumanosEstuproONU

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular