Brasil

Cardozo não vê problema jurídico em Afif acumular cargos

Guilheme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo, foi indicado por Dilma Rousseff para chefiar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2013 às 13h51.

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse na manhã desta terça-feira, 7, que não vê "problema jurídico" no fato de Guilheme Afif Domingos acumular os cargos de vice-governador de São Paulo e de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

"Uma análise jurídica pessoal, não vejo nenhum problema jurídico", disse Cardozo a jornalistas, após participar de cerimônia de lançamento da Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária, em Brasília.

Afif foi confirmado na segunda, 6, pelo Palácio do Planalto como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, em mais um sinal da montagem antecipada de palanques para a eleição de 2014.

A secretaria, que terá status de ministério, deverá auxiliar na elaboração de políticas de estímulo ao microempreendedorismo. As competências do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) referentes à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao artesanato serão transferidas para a recém-criada secretaria.

Nas contas do governo, o 39º ministério representará um gasto anual de R$ 7,9 milhões aos cofres públicos. O projeto de lei aprovado no Congresso Nacional previa a criação dos cargos de ministro, secretário-executivo e outros 66 em comissão.

STF

Questionado sobre a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cardozo respondeu que a presidente Dilma Rousseff faz uma reflexão sobre muitos nomes.

"O Brasil tem grandes homens, grandes mulheres que podem ser honrados com a incumbência de assumir o Supremo Tribunal Federal. Já estamos em fase final, é questão de dias." De acordo com o ministro, há muitos bons nomes, que vão se "afunilando", até Dilma escolher quem será o "melhor nome para vestir essa importante toga".

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilGoverno DilmaEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças