Brasil

Carga de energia no Brasil sobe 2,3% em novembro sobre 2013

Carga de energia elétrica no Brasil subiu 2,3 por cento em novembro sobre igual mês do ano passado, mas caiu 1 por cento ante outubro


	Energia: segundo o ONS, a performance foi influenciada pelo "modesto desempenho da carga industrial do Sudeste"
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Energia: segundo o ONS, a performance foi influenciada pelo "modesto desempenho da carga industrial do Sudeste" (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 10h56.

São Paulo - A carga de energia elétrica no Brasil subiu 2,3 por cento em novembro sobre igual mês do ano passado, mas caiu 1 por cento ante outubro, segundo boletim mensal preliminar divulgado nesta quarta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo o ONS, a performance foi influenciada pelo "modesto desempenho da carga industrial do Sudeste, cuja participação na carga industrial do Sistema Interligado Nacional (SIN) é de cerca de 60 por cento". O avanço da carga na região no mês passado foi de 0,9 por cento no comparativo anual. Em termos ajustados, que excluem efeitos de temperaturas atípicas e de calendário, a carga de novembro no SIN subiu 1,4 por cento em novembro sobre um ano antes, enquanto no Sudeste permaneceu estável.

O ONS citou dados de sondagem da indústria de transformação realizada pela Fundação Getúlio Vargas que afirma que o nível de utilização de capacidade instalada em novembro foi de 82,7 por cento, ainda "distante da média histórica recente de 84,1 por cento e inferior ao observado no mesmo mês do ano anterior, quando foi de 84,3 por cento".

Na semana passada, o ONS estimou que a carga de energia elétrica no Brasil em dezembro deve apresentar crescimento de 3,5 por cento ante o mesmo mês de 2013. Para a região Sudeste é esperada evolução de 3,7 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaONSServiços

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU