Brasil

Carlos Minc fiscaliza obras para a recuperação de Petrópolis

A revitalização da cidade ocorre por causa das chuvas que assolaram Petrópolis em janeiro de 2011

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 12h32.

Rio de Janeiro – Para detalhar as obras de recuperação de Petrópolis, região serrana do Rio, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidenta do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, participam de uma reunião, hoje (19), na Câmara de Vereadores. A revitalização da cidade ocorre por causa das chuvas que assolaram Petrópolis em janeiro de 2011.

Carlos Minc informou que o governo está investindo R$ 700 milhões em obras ambientais e de realocação de famílias nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, as duas últimas também na região serrana. Segundo ele, até agora já foram gastos R$130 milhões com a recuperação de oito trechos de rios e transferência de 800 famílias das áreas de risco dessas cidades.

O secretário informou que é normal a visita para verificar o andamento das obras e ouvir a população. Após as vistorias, Minc participará de audiência pública na Câmara dos Vereadores de Petrópolis, onde discutirá o processo de fiscalização das obras.

“Estamos fazendo isso sistematicamente em municípios da região serrana, na Baixada [Fluminense] e outras áreas de riscos. Estamos introduzindo, também, nas escolas, a educação ambiental para os alunos desde cedo. Em Petrópolis, são várias obras que devem durar de dois a três anos”, explicou o secretário.

Carlos Minc destacou que a maior dificuldade, em Petrópolis, é o espaço para a construção de casas e deslocamento das famílias. “O andamento das obras está normal. A maior dificuldade é a questão das casas, porque a região é espremida entre as encostas e os rios”, disse. Ele acrescentou que, no município, há poucos terrenos disponíveis fora das áreas de riscos.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasMetrópoles globaisPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Kassab diz que centro-direita não terá outro nome à presidência caso Tarcísio seja candidato em 2026

Dia do Trabalho: veja o que abre e o que fecha no feriado prolongado em São Paulo

Manifesto de União-PP defende 'choque de prosperidade' e diminuição do Estado

CCJ da Câmara mantém processo de cassação de Glauber Braga; caso vai a plenário