Brasil

Casa da Moeda retoma entrega de passaportes

A entrega do documento foi interrompida no início dessa semana em função da falta de renovação do contrato com a PF

Passaporte: a Casa da Moeda produz atualmente 9 mil passaportes por dia, abaixo da sua capacidade de 15 mil documentos (Victor J. Blue/Bloomberg/Bloomberg)

Passaporte: a Casa da Moeda produz atualmente 9 mil passaportes por dia, abaixo da sua capacidade de 15 mil documentos (Victor J. Blue/Bloomberg/Bloomberg)

AB

Agência Brasil

Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 19h57.

Última atualização em 16 de dezembro de 2016 às 20h57.

A Casa da Moeda vai restabelecer a entrega de passaportes a partir de segunda-feira (19). A decisão foi tomada hoje (16) pelo Conselho de Administração do órgão após evolução da negociação do contrato com a Polícia Federal.

A entrega do documento foi interrompida no início dessa semana em função da falta de renovação do contrato com a PF.

Segundo o órgão, o contrato anterior foi encerrado em agosto e, desde então, a instituição mantinha o serviço funcionando informalmente.

A Casa da Moeda produz atualmente 9 mil passaportes por dia, abaixo da sua capacidade de 15 mil documentos confeccionados diariamente.

De acordo com a Casa da Moeda, 40 mil passaportes aguardam a resolução do impasse nos cofres da instituição, no Rio de Janeiro.

Por meio de nota, o Ministério da Justiça reconheceu que a dívida com a Casa Moeda e que "diante da atual crise que atinge o país, vem se esforçando para saná-la".

A pasta informou que na segunda-feira (12) foram repassados cerca de R$ 8 milhões à instituição e que, dessa forma, esperava que o serviço fosse retomado.

A emissão do passaporte brasileiro é responsabilidade da Polícia Federal. Atualmente, a taxa para confecção do documento é de R$ 257,25. A validade é de até 10 anos, definida de acordo com a idade do requerente.

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalCasa da MoedaDocumentação

Mais de Brasil

Gleisi Hoffmann defende decreto de Lula que amplia acesso de Janja a serviços da Presidência

Tarcísio lidera contra Alckmin, Haddad e França em disputa pelo governo de SP, diz Paraná Pesquisas

'Não foi falta de energia, mas problema de infraestrutura', diz Silveira sobre apagão

Brasil não precisa mais do horário de verão neste ano, diz ministro