Brasil

Brasil tem problemas na atualização de registros da covid-19

A falha no sistema afetou a contabilização de alguns estados. Mesmo assim, o país tem um total de 162.035 óbitos e 5.632.505 casos confirmados da doença

 (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

(Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 20h21.

Última atualização em 6 de novembro de 2020 às 21h02.

O Brasil tem 162.035 óbitos e 5.632.505 casos confirmados de covid-19, segundo levantamento dos veículos de imprensa junto com as Secretarias Estaduais de Saúde e divulgado nesta sexta-feira, 6. Mesmo com problemas no sistema, alguns estados conseguiram atualizar os registros.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que no período de um dia foram registradas 353 vítimas e 18.247 testes reagentes para o coronavírus.

Os dados são compilados pelo consórcio de imprensa que reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

A média móvel, que contabiliza o número de óbitos da última semana, é de 392, uma variação de -24% em relação a 14 dias atrás.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA (9,7 milhões) e da Índia (8,4 milhões), segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Problemas na atualização de dados

Os estados que não tiveram os números atualizados nesta sexta-feira foram São Paulo (o mais afetado pela covid-19), Santa Catarina, Amazonas e Tocantins. Já os dados referentes ao Amapá, que enfrenta um blecaute desde a noite de terça-feira, foram atualizados pela última vez na quarta. No Rio de Janeiro, a divulgação foi feita apenas de casos, sem a atualização de mortes.

O ministério afirmou ter identificado nesta sexta-feira um incidente em páginas web, fator que desconfigurou layouts de sites, mas acrescentou que dados e servidores da pasta não foram afetados e estão sendo preservados pelas medidas de segurança adotadas.

"A questão está sendo tratada pela equipe do DataSUS, e as páginas estão sendo restabelecidas. O Ministério da Saúde está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS", disse a pasta em nota, citando ainda a possibilidade de intermitência nos sistemas e na divulgação de informações durante o fim de semana.

O ministério havia informado na quinta-feira a identificação da existência de vírus em algumas estações de trabalho no ministério, mas disse que não há indícios de tentativa de invasão cibernética.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da Saúde

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial

OPINIÃO: A importância da longevidade saudável e ativa