Brasil

Chanceler espanhol expressa satisfação em encontro com Lula

"Foi para mim um encontro muito emocionante, uma conversa absolutamente afetuosa com um dos líderes mais importantes que a América Latina já teve", disse García-Margallo

Em outubro do ano passado, Lula interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe (José Cruz/ABr)

Em outubro do ano passado, Lula interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h42.

São Paulo - O ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, classificou como "afetuoso e emocionante" o encontro que teve nesta quinta-feira em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Foi para mim um encontro muito emocionante, uma conversa absolutamente afetuosa com um dos líderes mais importantes que a América Latina já teve", disse García-Margallo à Agência Efe depois da reunião de quase uma hora com Lula.

O ex-governante brasileiro, de 66 anos, que em outubro passado interrompeu sua vida pública para se submeter a um tratamento contra o câncer de laringe que lhe foi diagnosticado, tem retomado gradualmente suas atividades nas últimas semanas.

No dia 28 de março, os médicos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, onde Lula foi tratado com químio e radioterapia, anunciaram que o tumor de três centímetros do ex-líder havia desaparecido totalmente.

Na reunião com Lula, García-Margallo disse ter debatido a agenda bilateral e regional. "Conversamos sobre a região, as relações entre a União Europeia, em geral, e a Espanha, em particular, com a América Latina e o Brasil", declarou o chanceler.

O segundo dia da visita do ministro espanhol ao Brasil terminaria nesta tarde com uma reunião com o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e com uma recepção no Colégio Miguel de Cervantes.

Posteriormente, García-Margallo viajaria ao Rio de Janeiro, onde concluirá nesta sexta-feira sua primeira viagem oficial ao Brasil, que iniciou na quarta-feira em Brasília, onde se reuniu com seu colega de pasta brasileiro, Antonio Patriota.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros