Brasil

Chegam ao Brasil corpos de 18 vítimas do voo 447 Rio-Paris

Corpos dos 18 brasileiros já identificados deverão ser enterrados durante a semana

Pedaços do Airbus envolvido no acidente do voo 447: 228 pessoas morreram (ABr)

Pedaços do Airbus envolvido no acidente do voo 447: 228 pessoas morreram (ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 16h11.

Rio de Janeiro - Os corpos de 18 brasileiros que morreram no acidente com o voo Rio-Paris da Air France, que deixou 228 vítimas em 2009, começaram a chegar no domingo ao Brasil e serão enterrados antes do final de semana, disse nesta segunda-feira à AFP o presidente da Associação de Vítimas, Nelson Faria Marinho.

O voo AF447 da Air France desapareceu pouco depois de sua decolagem do Rio com destino a Paris quando sobrevoava o Atlântico, no dia 31 de maio de 2009. Dos 228 mortos de 32 nacionalidades, 59 eram brasileiros.

"O primeiro corpo repatriado (da França) foi o do meu filho. Chegou no domingo às 19h00 e será enterrado nesta segunda-feira às 16h00", disse Marinho, indicando que no total foram encontrados 38 corpos de brasileiros.

"Isto me dá algum conforto moral (...), mas vou continuar a luta como presidente da associação pelas 21 famílias que ainda não encontraram os corpos de seus parentes, para que seja construído no Rio um lugar onde possam lembrá-los", acrescentou.

No começo de novembro, o Ministério brasileiro das Relações Exteriores foi informado pelas autoridades francesas de que 18 brasileiros tinham sido identificados e que os corpos de outros 20 estavam em processo de identificação.

Alguns dias antes, técnicos do Instituto Francês de Investigações Criminais tinham anunciado a identificação de 103 vítimas, além das 50 já identificadas pouco depois do acidente em barcos brasileiros e franceses.

Segundo um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (Cenipa), que acompanha a investigação, as autoridades francesas concluirão seu relatório sobre o acidente no primeiro trimestre de 2012.

No capítulo jurídico da investigação, Airbus e Air France foram acusadas de "homicídios culposos" pela justiça francesa.

Acompanhe tudo sobre:VeículosTransportesacidentes-de-aviaoAviões

Mais de Brasil

Previsão do tempo: semana em SP terá alternância entre tempo seco e pancadas de chuva

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15