Brasil

Chuva faz níveis de mananciais subirem na Grande São Paulo

As fortes chuvas de ontem aumentaram o nível de todos os mananciais que abastecem a população na região


	No Cantareira, por exemplo, o nível passou de 11,6% para 11,9% de sua capacidade total
 (Arquivo/Agência Brasil)

No Cantareira, por exemplo, o nível passou de 11,6% para 11,9% de sua capacidade total (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2015 às 16h14.

São Paulo - A chuva forte de ontem (8) na capital paulista e em várias cidades do estado de São Paulo aumentou o nível de todos os mananciais que abastecem a população na região metropolitana.

No Cantareira, por exemplo, o nível passou de 11,6% para 11,9% de sua capacidade total, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Entre ontem e hoje (9), choveu cerca de 45,8 milímetros no sistema, mais da metade do que é esperado para todo o mês (86,6 mm). Mesmo assim, o nível do sistema é crítico, já que ele ainda opera no volume morto.

Considerando a cota do volume morto, o sistema passou de 15% para 15,4%, primeira elevação desde o dia 27 de julho.

Já o Sistema Alto Tietê, outro dos mais críticos da região, passou de 13,1% para 13,8%. O nível do Guarapiranga subiu de 67,2% para 70,7%.

O Alto Cotia cresceu de 52,3% para 56,3%, enquanto o Rio Grande e o Rio Claro, subiram, respectivamente, de 80,2% para 83,9% e de 57% para 58,5%.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, ontem foi considerado o dia mais chuvoso do ano na capital paulista.

O acumulado médio de chuvas para o dia somou 69,3 milímetros, superior ao esperado para todo o mês de setembro, que é de 67 mm.

A previsão do CGE é de chuvas fracas amanhã (10). Já na sexta-feira (11), a chegada de uma nova frente fria deve provocar pancadas de chuva na região metropolitana de São Paulo. 

Acompanhe tudo sobre:ÁguaChuvascidades-brasileirasClimaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil