Brasil

Chuva provoca cheia na Baixada Fluminense e região serrana

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que a chuva continue com menor intensidade


	Bombeiros trabalham em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro: medida é para preparar a cidade para as chuvas de verão
 (Tânia Rêgo/ABr)

Bombeiros trabalham em áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro: medida é para preparar a cidade para as chuvas de verão (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 13h03.

Rio de Janeiro – O município de Petrópolis, na região serrana do Rio, permanece em estado de atenção hoje (25) devido às chuvas que atingiram o município ontem.

O Rio Quitandinha, que corta a cidade, desencadeou o alerta, por causa do risco de cheia, mas nenhuma ocorrência foi registrada. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que a chuva continue com menor intensidade.

No próximo fim de semana, a Prefeitura de Petrópolis vai capacitar 30 agentes comunitários para atuar em um Núcleo Comunitário de Defesa Civil. Os participantes aprenderão a agir na prevenção de desastres causados pelas chuvas.

O governo municipal criará novos núcleos neste ano e capacitar 1,5 mil pessoas.

A medida é para preparar a cidade para as chuvas de verão. O município de Teresópolis, também na região serrana, participa do projeto e conta, atualmente, com 22 núcleos.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a defesa civil informou que o nível dos rios exige atenção. Na segunda quinzena de outubro terá início a instalação de 18 sistemas de alerta e alarme comunitário para chuvas e inundações. 

O secretário municipal de Defesa Civil, Marcello Silva da Costa, disse que o sistema será testado no próximo verão.

“Serão 18 estações de sirenes e cinco pluviométricas. As estações vão começar a ser instaladas na segunda semana de outubro. Na primeira quinzena de novembro serão submetidas a testes. Deverão estar prontas para o serviço no período crítico de chuva, que é no verão”, disse o secretário.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDuque de CaxiasEstado do Rio

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026