Brasil

Chuvas deixam quase 200 desabrigados no norte fluminense

De acordo com o Inea, alerta máximo é o mais grave de uma escala de quatro níveis, que significa que a água já atingiu mais de 80% do nível de transbordamento


	Estragos provocados pelas chuvas: para ajudar os desabrigados, foram disponibilizados espaços para a entrega de donativos como alimentos não perecíveis
 (Tânia Rêgo/ABr)

Estragos provocados pelas chuvas: para ajudar os desabrigados, foram disponibilizados espaços para a entrega de donativos como alimentos não perecíveis (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 10h33.

Rio de Janeiro - Subiu para 193 o número de pessoas desabrigadas por causa da forte chuva que, desde o fim de semana, castiga o município de Macaé, no norte fluminense. Inicialmente, os moradores estão sendo encaminhados para o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no bairro de Miramar.

A escola registra 63 famílias acolhidas, sendo 110 adultos e 83 crianças e adolescentes.

Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios São Pedro e Macaé seguem em alerta máximo e correm risco de transbordamento.

O mesmo ocorre com os rios Muriaé, Itaperuna, Carangola, Itabapoana e Paraíba do Sul, que cortam os municípios de Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Campos de Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana, todos situados nas regiões norte e noroeste do estado.

De acordo com o Inea, que monitora os rios do estado, o alerta máximo é o mais grave de uma escala de quatro níveis, que significa que a água já atingiu mais de 80% do nível de transbordamento.

Ontem (2) em Macaé, uma criança de 6 anos morreu por causa de um deslizamento de terra no Morro do Santana.

O mapeamento feito pela prefeitura confirma que todas as bacias hidrográficas do município estão alagadas.

O índice de saturação do solo prejudica a drenagem das águas pluviais, pela dificuldade de absorção, tendo em vista o volume anormal de chuvas no período da madrugada (da meia-noite às 4h), que chegou a 238 milímetros, de acordo com a Defesa Civil Municipal.

Cerca de 37 mil alunos da rede municipal, matriculados em 105 unidades de ensino da cidade, estão sem aula desde ontem. A prefeitura informou que as aulas retornarão depois que a situação das chuvas for normalizada.

A previsão do tempo para Macaé hoje é céu parcialmente nublado, com chuvas em pontos isolados.

Para ajudar os desabrigados, foram disponibilizados espaços para a entrega de donativos como alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, colchonetes e água mineral.

A entrega ocorre das 8h às 18h. Os pontos de entrega podem ser consultados no site da prefeitura de Macaé.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaEstado do Rio

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar