Brasil

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Chuvas só devem perder intensidade no Nordeste a partir de quinta; em SP, expectativa é de que segunda comece gelada, mas que massa de ar quente tome conta nos próximos dias

Calor em SP ( Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Calor em SP ( Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 07h49.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A semana começa com um alerta laranja – o segundo dos três níveis do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – ainda vigente para chuvas intensas com perigo principalmente na região Nordeste. O alerta, válido até a manhã da próxima terça-feira, destaca que são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

A previsão engloba ainda partes do norte de Goiás e do sul de Tocantins, além da área central do Mato Grosso. Mais especificamente, as áreas citadas são: Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Norte Goiano, Leste Goiano, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste Baiano, Leste Sergipano, Noroeste Goiano, Sul Baiano, Sudoeste Piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia, Leste Rondoniense, Centro Goiano, Agreste Sergipano.

De forma mais branda, o Inmet também tem um alerta amarelo até a manhã desta segunda-feira de chuvas que pega outros estados do Nordeste, acima da Bahia, e o Norte de Minas Gerais, se estendendo para o Oeste do país, englobando partes de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas e Acre. São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

Nesta segunda-feira, 25, os temporais devem ficar mais concentrados ainda sobre parte da Região Nordeste. A chuva só vai começar a perder força no Nordeste a partir de quarta-feira (27). Por outro lado, grande parte do interior brasileiro vai seguir com condição para fortes pancadas de chuva. Tempo ainda abafado desde Goiás até o sul do Amazonas com risco de temporais isolados, raios e ventos fortes”, diz o Climatempo.

Ventos no Sul

Já no Sul, o avanço de uma nova frente fria em alto mar na altura do Rio Grande do Sul, combinado com a circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, vai estimular chuvas em algumas partes do estado gaúcho, segundo o Climatempo. Há um alerta amarelo do Inmet de ventos costeiros no litoral do RS.

“Tem risco para temporais em Uruguaiana, Bagé e Pelotas. Porto Alegre vai ter uma segunda com bastante sol de manhã e à tarde, esquenta no decorrer do dia e volta a condição para algumas pancadas moderadas à noite”, diz o Climatempo. Já Santa Catarina e Paraná tem possibilidade apenas de um pouco de chuva, isolada, com mais foco no litoral norte catarinense.

Calor em São Paulo

No Sudeste, a semana com pouca chuva e destaque para o retorno do calor durante as tardes. “Amanhecer ainda gelado em SP, cidades de Serra do sul de MG, regiões do Vale do Ribeira, Paraíba e da Mantiqueira – segunda de sol, poucas nuvens, tempo firme na cidade de SP, ar mais seco no centro-norte e oeste paulista”, diz o Climatempo.

A MetSul Meteorologia prevê que, em São Paulo, o calor deve chegar com força ao longo da semana. “O número de dias acima de 30ºC vai aumentar consideravelmente esta semana em São Paulo à medida que uma massa de ar quente de origem tropical tomará conta do estado paulista com forte elevação da temperaturas nos próximos dias”, afirma.

“Temperaturas sobem e não chove na cidade do RJ; pancadas mais isoladas no norte do estado e regiões de divisa com ES e MG, à tarde. Belo Horizonte, começa a semana com tempo firme e com temperaturas ainda amenas, enquanto em Vitória, pode chover de forma mais rápida entre tarde e noite”, prevê o Climatempo.

 

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasil

Mais de Brasil

Gleisi Hoffmann reúne ministros para discutir estratégias contra projeto de anistia

STF retoma julgamento da trama golpista com expectativa de votos divergentes entre ministros

STF mantém alto nível de segurança para julgamento da trama golpista envolvendo Bolsonaro

CPI do INSS: depoimento de Carlos Lupi acontece nesta segunda-feira, 8