Brasil

Chuvas no Rio de Janeiro: "Estado é de atenção total", diz Claudio Castro

Segundo o governador do Rio, dos 470 pontos de monitoramento no estado, não chove em apenas 100

Angra dos Reis decreta situação de emergência após número de desabrigados chegar a 346 (Defesa Civil /Divulgação)

Angra dos Reis decreta situação de emergência após número de desabrigados chegar a 346 (Defesa Civil /Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de abril de 2025 às 19h41.

O governador Cláudio Castro afirmou, durante uma entrevista coletiva na tarde deste sábado, que o estado está em "estágio de atenção total" após as chuvas intensas que causaram estragos em diversas regiões.

A chuva excepcional, prevista até domingo e provocada por uma frente fria, já causou alagamentos e transtornos em várias áreas do estado. Neste sábado, os danos se espalharam pela capital, pela região metropolitana, pela região serrana e também pela Costa Verde, afetando severamente essas localidades.

Juntamente com o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, Castro fez atualizações sobre as ações do governo para prevenir e mitigar possíveis emergências causadas pelas chuvas. O governador está na cidade imperial desde a noite da sexta-feira.

"Dos 470 pontos de monitoramento, não chove em apenas 100. Podemos dizer que está chovendo no estado inteiro. Estamos com o estado em atenção total. O solo está muito encharcado, ainda que a chuva passe, já não precisa mais de um volume grande de chuva para qualquer deslizamento", disse o governador, durante a coletiva.

Castro também fez apelos a população para continuarem com "atenção total". Ele também afirmou que o maquinário já estava distribuído nas cidades com maior possibilidade de chuva desde a última terça-feira.

"Continue respeitando as sirenes e os avisos das Defesas Civil, Estadual e Municipal. Esses eventos climáticos estão cada dia mais fortes. Assim que a chuva baixar e o risco cessar começa o processo de limpeza das cidades. E agora é uma questão de reforço nas áreas de chuva maior", disse Castro.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasRio de JaneiroClaudio-Castro

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais