Brasil

Ciclone extratropical deve causar tempestades de granizo no Brasil neste fim de semana; veja estados

Ciclone extratropical trará condições climáticas severas ao Sul e Sudeste do Brasil, com chuvas fortes e ventos intensos

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 12h21.

Última atualização em 9 de outubro de 2025 às 16h29.

Um ciclone extratropical deve afetar o Brasil entre o fim dessa semana e o início da próxima, trazendo chuvas fortes, temporais e ventos intensos, alerta a MetSul Meteorologia.

O fenômeno tem início previsto para o final de sábado, 11, com o desenvolvimento de uma área de baixa pressão sobre o centro da Argentina, que dará origem à ciclogênese no domingo, 13, na região do Rio da Prata, entre Buenos Aires e o Sul do Uruguai.

No domingo, o ciclone se tornará mais intenso, atuando sobre o Atlântico e afastando-se do continente em direção ao sudeste. Entretanto, a frente fria associada ao sistema avançará com força sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Esse movimento distribuirá chuvas localmente fortes e poderá provocar tempestades severas, com risco de danos significativos.

Dia de maior risco: domingo

A MetSul destaca o domingo como o dia de maior risco para eventos climáticos severos, com possibilidade de tempestades intensas, vendavais e queda de granizo, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Essas condições climáticas podem resultar em destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Ventos fortes na segunda-feira

Na segunda-feira, o Rio Grande do Sul será fortemente impactado, com rajadas de vento entre 40 km/h e 70 km/h em grande parte do estado, podendo atingir até 90 km/h nas áreas do Sul e Leste Gaúcho.

Ventos intensos também afetarão o Leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com risco de transtornos semelhantes aos do domingo. O vento tende a enfraquecer a partir do final da tarde de segunda-feira e permanecerá fraco na terça-feira.

Instabilidade persistente na terça-feira

Embora o ciclone tenha se afastado mais para o continente a partir de terça-feira, a frente fria continuará provocando instabilidade, com chuvas e eventos isolados de maior intensidade no Centro-Oeste e Sudeste.

Acompanhe tudo sobre:CicloneChuvasClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

STF vai retomar julgamento sobre sistema de controle de bebidas

Lula defende que fintechs paguem impostos após MP do IOF caducar

Nova cartilha do MEC orienta educadores sobre combate ao trabalho infantil

Metanol: Polícia Civil mira comércio de bebidas adulteradas em São Paulo