Brasil

Cidade de São Paulo completa 50 dias sem chuva

O mês de julho foi o mais seco dos últimos nove anos, com menos de 1 milímetro de precipitação na maioria das regiões da cidade

Chuva: prevista para a esta quinta-feira ainda não será suficiente para manter a umidade em níveis saudáveis (dabldy/Thinkstock)

Chuva: prevista para a esta quinta-feira ainda não será suficiente para manter a umidade em níveis saudáveis (dabldy/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de agosto de 2017 às 14h50.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 15h52.

São Paulo - A capital paulista chega ao 50º dia sem chuva significativa nesta quarta-feira, 2, com níveis de umidade relativa do ar abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde o final de junho, a maioria dos dias tem valores mínimos de 40% de umidade, conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

O mês de julho foi o mais seco dos últimos nove anos, com menos de 1 milímetro de precipitação na maioria das regiões da cidade - enquanto em 2008 não houve nenhum registro de chuva. A média histórica para o mês é de 46,6 milímetros. A recomendação para aliviar o mal estar causado pelo ar seco, em especial para os moradores que já têm problemas respiratórios, é reforçar o consumo de água e procurar umidificar ambientes com uso de recipientes com água, toalhas molhadas ou vaporizadores.

A previsão é de que a chuva chegue a partir desta quinta-feira, 3, em volumes de 2 a 5 milímetros, ainda baixos para manter a umidade em níveis saudáveis por muito tempo. Pancadas de chuva irregulares chegam junto a uma frente fria que deve atingir também o Sul do Brasil. No Estado de São Paulo, o CGE estima que a instabilidade chegue primeiro às cidades ao sul da capital, nas primeiras horas da quinta-feira.

Frio

A segunda massa de ar frio a atingir o País neste inverno também derruba as temperaturas a partir da quinta, em especial nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Paulo, as mínimas durante as madrugadas podem ficar abaixo dos 10º C no final de semana. Outra frente fria é prevista para a semana seguinte, entre os dias 10 e 11 de agosto.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClimaOMS (Organização Mundial da Saúde)São Paulo capital

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira