Brasil

Cidade recebe compensação por sobrecarga com haitianos

Brasileia, no Acre, receberá R$ 56 mil do Ministério da Saúde para compensar sobrecargas no atendimento de saúde em função de haitianos

Grupo de haitianos embarcam em ônibus no Acre: recurso será transferido em caráter excepcional (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Grupo de haitianos embarcam em ônibus no Acre: recurso será transferido em caráter excepcional (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 10h22.

Brasília – O Ministério da Saúde destinou R$ 56 mil ao município de Brasileia (AC), por meio do Piso de Atenção Básica, para compensar a sobrecarga no atendimento de saúde em função do grande fluxo migratório de haitianos no município. A portaria que define os recursos está publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União.

A portaria registra que o governo do Acre decretou estado de emergência social em Brasileia em abril deste ano, em função do crescimento da migração de haitianos em 2011, e observa que esse aumento causa impacto na gestão de saúde.

De acordo com o texto, para fins de pagamento do incentivo financeiro, será considerado o quantitativo populacional estimado de 2 mil pessoas atraídas para Brasileia no ano de 2012, conforme o Plano de Trabalho para Atendimentos aos Haitianos 2013, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Acre.

O recurso será transferido em caráter excepcional e como fator de correção de impacto demográfico transitório, por meio de parcela única do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo de Saúde do Município de Brasileia.

Os haitianos entram no Brasil de forma irregular pela fronteira do Acre com a Bolívia e com o Peru, geralmente trazidos por coiotes, que são agenciadores de imigrantes ilegais. Em abril deste ano, o governo federal publicou no Diário Oficial da União a Resolução Normativa 102/2013, do Conselho Nacional de Imigração, revogando o limite de concessão de 1,2 mil vistos por ano aos imigrantes do Haiti.

Acompanhe tudo sobre:AcreHaitiImigraçãoMinistério da SaúdeSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026