Brasil

Clima de abril: Sul e Sudeste esquentam, enquanto Norte tem chuvas intensas

Sul e Sudeste experimentam aumento gradual de temperatura

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de abril de 2025 às 10h57.

Última atualização em 8 de abril de 2025 às 11h40.

Após um fim de semana marcado por temperaturas mais baixas, o Sul e o Sudeste do Brasil estão prestes a experimentar um aumento gradual ao longo da semana. Segundo o Climatempo, a massa de ar frio que influenciou o clima nos últimos dias está se afastando, o que permite que os termômetros voltem a subir em boa parte dessas regiões.

Previsão para o Sul e Sudeste

Nesta semana, o clima deve apresentar características típicas do outono, com manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes, sem atingir temperaturas extremamente altas.

Apesar da previsão de dias mais quentes, abril ainda deve ser marcado por novas frentes frias. Segundo a Climatempo, outras duas ou três massas de ar frio de origem polar devem passar pelo Brasil neste mês, causando novas quedas de temperatura.

Previsões para outras regiões do Brasil

Para o mês como um todo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas acima da média em grande parte do país, incluindo as regiões Sul e Sudeste. Além disso, chuvas mais escassas são esperadas nessas áreas, mantendo a tendência observada durante o verão.

No Norte e Nordeste, o cenário é diferente, com chuvas intensas previstas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Essa faixa de baixa pressão continua a influenciar o clima na região, trazendo umidade significativa e resultando em precipitações frequentes.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasFrioCalor

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'