CNU 2025: gabarito foi divulgado nesta segunda-feira, 6 (kali9/Getty Images)
Repórter
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 10h45.
Última atualização em 6 de outubro de 2025 às 10h55.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira, 6, o gabarito oficial preliminar da prova objetiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025. Confira aqui o gabarito.
A prova da primeira fase foi realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no último domingo, 5.
A sistemática do CNU2 define que para avançar para a segunda fase, marcada para 7 de dezembro, é preciso acertar ao menos 40% das questões para não ser eliminado. No ano passado, as duas provas (objetiva e discursiva) foram na mesma data.
A segunda edição do concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário.
A nota final ponderada (NFP) é a soma das seguintes notas: Nota da prova objetiva (NPO), Nota da prova discursiva (NPD) e, se houver, a Nota de avaliação de títulos.
Nos cargos de nível superior, a NFP segue regras específicas para cada vaga, já que os pesos podem variar conforme o cargo escolhido.
Para os cargos de nível superior (Blocos 1 a 7), a nota final ponderada (NFP) será calculada da seguinte maneira:
Prova de Conhecimentos Gerais + Prova de Conhecimentos Específicos + Prova Discursiva + Prova de Títulos (quando houver).
Veja como funciona:
Prova objetiva: 90 questões no total, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (até 30 pontos) e 60 de Conhecimentos Específicos (até 120 pontos), conforme os eixos temáticos.
Prova discursiva: 2 questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos.
Prova de títulos: até 5 pontos (apenas para os cargos que oferecem pontuação por titulação).
Total: 200 pontos.
Para a prova de Conhecimentos Específicos, a nota final será calculada somando os acertos em cada eixo e multiplicando pelo peso do respectivo eixo (veja os detalhes abaixo). O candidato pode consultar o peso de cada eixo temático para o cargo desejado nas páginas finais do edital, no link conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Basta procurar o edital do seu bloco temático (Anexo I é para o Bloco 1; Anexo II é para o Bloco 2, e assim por diante), e buscar o “quadro de pesos dos eixos temáticos por órgãos, cargos e especialidades”, localizado nas últimas páginas do edital.
Já para os cargos de nível médio (Blocos 8 e 9), a NFP será calculada assim:
Neste bloco, a NFP será a soma da pontuação nas provas objetivas e na redação.
Prova objetiva: 68 questões, com valor máximo de 68 pontos.
Redação: até 30 linhas, totalizando até 30 pontos.
Títulos: até 2 pontos (somente para cargos do Bloco 9 que oferecem pontuação por titulação).
Total: 100 pontos.
A divulgação dos resultados segue um cronograma:
Entre a divulgação dos resultados preliminares e os definitivos, haverá períodos para interposição de recursos. Candidatos podem apresentar contestações dentro dos prazos estipulados no edital.
Sim, o edital estabelece que, mesmo que o candidato erre todas as questões de uma disciplina, não será eliminado automaticamente, desde que atenda ao número mínimo de acertos. Para os candidatos de nível superior, é necessário acertar ao menos 36 questões, enquanto para os de nível intermediário, o mínimo é 28 acertos.