(Governo de São Paulo/Divulgação)
Repórter de Negócios
Publicado em 8 de novembro de 2025 às 15h45.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou neste sábado, 8, o gabinete de crise montado no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do estado.
A mobilização ocorre após previsões meteorológicas indicarem tempestades e ventos fortes em diferentes regiões paulistas.
A Defesa Civil emitiu alertas à população por meio do sistema Cell Broadcast, com risco de rajadas superiores a 100 km/h na Grande São Paulo e no litoral.
Segundo o órgão, os ventos chegaram a 109 km/h em São José dos Campos, 93 km/h em Ourinhos e 80 km/h na Região Metropolitana.
As chuvas mais intensas ocorrem atualmente em Ribeirão Preto, Franca, Campinas, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Para as próximas horas, são esperadas pancadas moderadas e rajadas de vento que podem ultrapassar os 70 km/h, principalmente no leste paulista.
“Nosso foco é dar suporte à população e nos antecipar a qualquer situação de risco”, disse o governador, que também expressou solidariedade ao estado do Paraná, atingido por ventos de até 250 km/h. “São Paulo está à disposição para ajudar”, escreveu Tarcísio em rede social.
Para este sábado, a previsão indica chuvas fortes com raios em quase todas as regiões do estado.
À noite, o ciclone extratropical deve se afastar, com redução nos ventos e dissipação das instabilidades, segundo a Defesa Civil.
No domingo, 9, o tempo segue encoberto no interior durante a manhã, com aberturas à tarde. A faixa leste, incluindo a capital, deve registrar garoas e céu nublado. As rajadas diminuem para cerca de 40 km/h.
As temperaturas ficam amenas: em São Paulo, entre 15°C e 21°C; em Bauru, entre 17°C e 26°C.