Brasil

Com greve, Tesouro Direto muda funcionamento na segunda

Em nota publicada em seu site, o Tesouro cita "restrições operacionais" como razão para a mudança, sem mencionar diretamente a greve


	Dinheiro: em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18h às 5h
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Dinheiro: em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18h às 5h (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2016 às 21h17.

Brasília - Com a paralisação dos servidores do Tesouro Nacional, o horário de funcionamento do Tesouro Direto, programa de investimentos em títulos públicos pela internet, será alterado temporariamente a partir da próxima segunda-feira, dia 22.

Em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18h às 5h.

O horário normal de aplicação é das 9h às 5h do dia seguinte. Com a mudança, não será possível fazer agendamentos das 9h às 18h. Já o horário para o resgate das aplicações, que já é das 18h às 5h, não será alterado.

Em nota publicada em seu site, o Tesouro cita "restrições operacionais" como razão para a mudança, sem mencionar diretamente a greve. Nesta semana, servidores elevaram a pressão sobre o governo por reajustes salariais e detonaram um clima de rebelião no Tesouro.

Em busca de equiparação com os ganhos obtidos pelos auditores fiscais da Receita Federal, que venceram a queda de braço e conquistaram aumento salarial e um bônus por eficiência, 95 dos 123 gerentes do Tesouro (77%) entregaram seus cargos.

O ofício comunicando a saída dos gerentes foi protocolado no órgão na última terça-feira (16) pelo Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), após três semanas de greve. O restante do corpo funcional se comprometeu a não assumir os postos que ficaram vagos.

A paralisação já vinha deixando o sistema do Tesouro Direto instável e ameaça repasses da União a Estados e municípios. Os gerentes são considerados o "coração" do Tesouro, responsáveis pela parte operacional do dia a dia do órgão, fazendo a interação entre os analistas e os coordenadores, que estão em nível mais elevado de comando.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasGrevesTesouro DiretoTesouro Nacional

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar