Mudança no formato do CNPJ começará a partir de julho de 2026 (Arquivo/Agência Brasil)
Colaboradora
Publicado em 9 de novembro de 2025 às 13h09.
A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a ter letras entre seus dígitos. O novo formato, agora alfanumérico, amplia o número de combinações possíveis diante do ritmo acelerado de abertura de empresas e do risco de esgotamento das sequências numéricas disponíveis.
O modelo atual, chamado “CNPJ básico”, oferece 100 milhões de combinações à Receita Federal. No entanto, o órgão identificou um aumento expressivo na abertura de empresas, o que aponta para um possível esgotamento da numeração em um prazo estimado entre 4,5 e 6 anos.
Novo CNPJ alfanumérico inclui números e letras (Reprodução/Receita Federal)
Em vez de utilizar apenas números, o novo modelo passará a combinar letras (de A a Z) e números (de 0 a 9), mantendo o total de 14 caracteres.
As oito primeiras posições identificarão a raiz do CNPJ, formadas por uma combinação alfanumérica. As quatro seguintes indicarão a ordem do estabelecimento, também com letras e números. Já as duas últimas posições, correspondentes aos dígitos verificadores, permanecerão exclusivamente numéricas.
Cancelamento de CNPJ? Receita alerta para golpe enviado pelo WhatsAppA mudança não afetará os CNPJs que já estão em uso. De acordo com a Receita Federal, os números contiuarão válidos e poderão coexistir com o novo formato alfanumérico.
Da mesma maneira, o procedimento de inscrição no CNPJ permanecerá inalterado. O processo seguirá os mesmos passos e exigirá os mesmos requisitos para o cadastro.
Para as empresas, a mudança exigirá adaptações e, possivelmente, gastos. Isso porque será necessário atualizar sistemas internos para que consigam ler, validar e reconhecer CNPJs no novo formato.
Embora a rotina de cálculo do dígito verificador (DV) passe por ajustes, o órgão manterá a fórmula baseada no módulo 11.
A principal mudança será a conversão dos caracteres alfanuméricos em valores decimais, conforme a tabela ASCII — subtraindo-se o valor 48. Dessa forma, as letras passam a ter equivalentes numéricos: A = 17, B = 18, C = 19 e assim sucessivamente.