Brasil

Comandante da PM do Rio é exonerado

Medida foi anunciada após uma reunião de duas horas entre o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho e o secretário estadual de Segurança do Rio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 20h14.

Rio - O coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, que ocupava o cargo de comandante da Polícia Militar do Rio desde outubro de 2011, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira, 05. A medida foi anunciada nesta noite, após uma reunião de duas horas entre o coronel e o secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. O nome do novo comandante ainda não foi anunciado. Ele será o quinto desde o início do governo de Sérgio Cabral (PMDB), em janeiro de 2007.

Erir foi substituído dois dias após a divulgação de um boletim interno, distribuído entre os oficiais na última quinta-feira e exposto pela imprensa no último sábado, 03, em que o comandante concede anistia aos policiais que receberam punições administrativas desde o início da gestão dele, em 2011. No domingo, 04, Beltrame criticou a medida.

Nem Beltrame nem o coronel concederam entrevista. "Mudanças fazem parte do processo de gestão e devem ser vistas com naturalidade", disse Beltrame por meio de nota. "Quero ressaltar o trabalho e a integridade do comandante, além de seu amor à corporação que comandou", concluiu.

Erir estava havia um ano e dez meses à frente da Polícia Militar do Rio. Atingido por uma série de denúncias de violência policial e prisões arbitrárias durante as manifestações iniciadas em junho, o coronel chegou a discutir com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e a criticar a atuação de advogados por meio do perfil oficial da Polícia Militar do Rio no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:Polícia MilitarSegurança públicaViolência policial

Mais de Brasil

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais

Brasil inaugura maior biofábrica de 'mosquitos do bem' do mundo: 100 milhões de ovos por semana