Brasil

Comissão aprova emenda que impede corte no orçamento da PF

A reportagem de um jornal publicada em maio mostrou que a Lava Jato e a Superintendência da PF do Paraná tiveram quase um terço de seu orçamento cortado

Polícia Federal: a emenda será incorporada na proposta de LDO que deve ir à votação pelo Congresso (Vagner Rosário/VEJA)

Polícia Federal: a emenda será incorporada na proposta de LDO que deve ir à votação pelo Congresso (Vagner Rosário/VEJA)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de julho de 2017 às 17h34.

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 5, proposta de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que barra redução das verbas previstas em 2018 para a Polícia Federal.

A emenda será incorporada na proposta de LDO que deve ir à votação pelo Congresso na semana que vem.

A emenda, segundo o senador Lasier Martins (PSD-RS), autor da proposta, tem como um dos objetivos evitar reduções na verba destinada à Operação Lava Jato.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada em maio mostrou que a Lava Jato e a Superintendência da Polícia Federal do Paraná tiveram quase um terço de seu orçamento cortado neste ano pelo governo federal.

"A PF desempenha atribuições essenciais à preservação da ordem pública. A Lava Jato, por exemplo, já resgatou R$ 10,3 bilhões aos cofres públicos e condenou dezenas de investigados, entre empresas e pessoas. É preciso preservar e assegurar os recursos necessários para o combate à corrupção no Brasil e dar continuidade à operação", justificou o senador.

Outro objetivo, segundo Lasier, é evitar que haja interrupção de serviços como o ocorrido na semana passada, quando a PF suspendeu a emissão de passaportes.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaOperação Lava JatoPolícia FederalSenado

Mais de Brasil

'Tarifaço' de Trump resgata motivação política de Lula e reanima candidatura para eleições de 2026

'Presidente de uma grande potência decidiu brigar com todo mundo', diz Rui Costa sobre Trump

Decisão de Moraes proíbe Jair Bolsonaro de falar com ao menos 177 pessoas; veja os nomes

Moraes revoga domiciliar de idosas do 8/1 que descumpriram uso da tornozeleira mais de mil vezes