Brasil

Comunidades pacificadas do Rio terão eventos de carnaval

Na Cidade de Deus, a segunda comunidade a ser pacificada na cidade (a primeira foi a do Morro Dona Marta, em Botafogo), haverá baile infantil na praça central


	Favela no Rio de Janeiro: a programação contará com bailes infantis e blocos irreverentes, que circularão em ruas e vielas dos morros e do entorno.
 (©AFP / Antonio Scorza)

Favela no Rio de Janeiro: a programação contará com bailes infantis e blocos irreverentes, que circularão em ruas e vielas dos morros e do entorno. (©AFP / Antonio Scorza)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Rio de Janeiro – A partir de hoje (8), pelo menos 17 comunidades pacificadas do Rio vão apresentar opções de diversão para os foliões do carnaval, incluindo blocos, matinês de rua e atividades nas quadras dos locais. Este é o primeiro ano de carnaval em comunidades pacificadas, com o apoio e presença da polícia. A programação contará com bailes infantis e blocos irreverentes, que circularão em ruas e vielas dos morros e do entorno.

Na Cidade de Deus, a segunda comunidade a ser pacificada na cidade (a primeira foi a do Morro Dona Marta, em Botafogo), haverá baile infantil na praça central, entre sábado e terça-feira de carnaval. Segundo o organizador da matinê, Francisco da Silva, eventos assim não poderiam acontecer por causa da presença ostensiva de traficantes.

“Antes da pacificação, não tinha evento para crianças e jovens, porque o tráfico fazia os bailes para vender drogas e ostentar o poder da violência. Mas hoje é diferente. Cheguei de Madureira há pouco [na zona norte] comprei enfeites e artigos em geral com o dinheiro dos moradores para a festa. Este ano, vamos enfeitar, tocar música e colocar muita diversão para as crianças, sem violência e drogas”, comemorou Silva.

De acordo com a assessoria de comunicação da Coordenadoria das Unidades de Polícia Pacificadoras, não haverá aumento de efetivo nas comunidades que terão bailes e blocos de carnaval. A Secretaria de Segurança Pública concedeu apenas autorização para a realização dos eventos. Os policiais lotados nas UPPs trabalharão em esquema de plantão e vão acompanhar a movimentação.

Acompanhe tudo sobre:Carnavalcidades-brasileirasFavelasMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU