Brasil

Conselho de Ética adia processo disciplinar contra Lindbergh

O presidente do colegiado cancelou a sessão prevista para amanhã e convocou uma nova reunião para sortear o relator da denúncia

Lindbergh Farias: ele discutiu com o presidente de uma comissão, acusando-o de estar desmoralizado por ter arquivado uma representação contra Aécio Neves (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Lindbergh Farias: ele discutiu com o presidente de uma comissão, acusando-o de estar desmoralizado por ter arquivado uma representação contra Aécio Neves (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 21h08.

Brasília - O Conselho de Ética do Senado adiou em pelo menos uma semana o início do processo disciplinar contra o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ).

O presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), cancelou a sessão prevista para amanhã e convocou uma nova reunião para sortear o relator da denúncia por quebra de decoro parlamentar para a próxima terça-feira, 29. Após escolhido, o relator terá cinco dias úteis para emitir o parecer preliminar sobre o caso.

A denúncia é para que o Conselho analise se cabe punição ao petista por sua conduta na reunião anterior, quando Lindbergh interrompeu a sessão em curso. Na ocasião, o líder do PT no Senado discutiu, exaltado, com o presidente da comissão, acusando-o de estar desmoralizado por ter arquivado uma representação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), investigado na Operação Lava Jato.

A confusão quase terminou em agressão física quando outros senadores interferiram em defesa de João Alberto. O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) chegou a desferir golpes no ar, sem, no entanto, atingir o petista.

A denúncia contra Lindbergh é assinada pelo senador José Medeiros (PSD-MT), um dos que discutiu com Lindbergh na reunião anterior. Segundo o presidente do conselho, há indícios de quebra de decoro e o conselho deve analisar o caso.

De acordo com o regimento do Conselho de Ética, este tipo de denúncia pode levar a uma advertência ou censura verbal ou escrita.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosSenado

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas