Brasil

Copa causou até 27% menos filas, diz CET

Nos meses de junho e julho houve uma redução de 27% e 10% no trânsito da Marginal Tietê


	Trânsito em São Paulo: na cidade toda, a queda foi de 10% e de 13%
 (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

Trânsito em São Paulo: na cidade toda, a queda foi de 10% e de 13% (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 09h45.

São Paulo - Até a Copa do Mundo teve mais efeitos no trânsito que a inauguração do Trecho Leste do Rodoanel. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nos meses de junho e julho houve uma redução de 27% e 10%, respectivamente, no trânsito da Marginal do Tietê. Já na cidade toda, a queda foi de 10% e de 13%.

Em dias de jogos do Brasil ou na Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, a Prefeitura ampliou o funcionamento de rodízio no horário de pico para o dia todo.

No entanto, para o engenheiro e mestre em Transporte pela Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Ejzenberg, além das medidas de trânsito, a cidade - e principalmente a economia - viveram uma espécie de "feriado prolongado" durante a Copa do Mundo.

"O mercado de automóveis novos parou e o imobiliário também. A produtividade abaixou e o trânsito diminuiu porque foi como uma espécie de período de férias", explicou o especialista. "Isso acontece ao mesmo tempo em que uma crise de condições avantajadas se manifesta. Passou a Copa do Mundo, mas nós continuamos com a economia em recessão", afirma Ejzenberg.

Atípico. Já para o secretário de Estado da Casa Civil e ex-secretário de Logística e Transporte, Saulo de Castro Abreu, não se pode comparar o período da competição com a inauguração do Rodoanel porque nos dias de jogos a cidade viveu dias "atípicos", uma vez que os paulistanos ou deixaram de trabalhar ou foram para casa mais cedo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisEsportesFutebolSão Paulo capitalTrânsitomobilidade-urbanaCopa do Mundo

Mais de Brasil

Opinião: Pacto pela primeira infância: investir em creches é construir o futuro do Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news