Brasil

Costa evitou paralisação de obras da Petrobras, diz Veja

Segundo a revista Veja desta semana, Paulo Roberto Costa teria enviado e-mail a Dilma Rousseff sugerindo resposta política à decisão do TCU

Obras na Refinaria Abreu e Lima (Refinaria do Nordeste- Rnest) em Pernambuco, em uma foto de 2013 (Divulgação/PAC)

Obras na Refinaria Abreu e Lima (Refinaria do Nordeste- Rnest) em Pernambuco, em uma foto de 2013 (Divulgação/PAC)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 22 de novembro de 2014 às 16h21.

São Paulo - Reportagem da revista Veja desta semana afirma que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa teria tentado evitar a paralização de  três obras da estatal em 2009.

As construções teriam sido consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que encaminhou um relatório ao Congresso Nacional pedindo a suspensão das atividades em cada obra. 

A Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco estaria na lista. A obra está sendo investigada pela Operação Lava Jato por suspeita de superfaturamento da ordem de 370 milhões de reais, segundo estimativa do TCU. 

De acordo com a revista Veja, Costa teria enviado um e-mail a Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, afirmando que as conclusões do TCU eram preliminares e que, em 2007, o Congresso Nacional não teria acatado a parecer semelhante do tribunal.

Em janeiro de 2010, segundo a revista, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a decisão dos parlamentares para paralisar as obras julgadas irregulares. 

Reportagem do jornal O Globo publicada em setembro afirmou que Dilma teria pedido que a Controladoria Geral da União (CGU) investigasse denúncias de irregularidades nas obras da refinaria. O caso, contudo, foi arquivado. 

Além da Abreu e Lima, a refinaria Getúlio Vargas, no Paraná, e o terminal de granéis líquidos no Espírito Santo também constam no e-mail de Costa. 

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCorrupçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstatais brasileirasFraudesGás e combustíveisIndústria do petróleoOperação Lava JatoPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar