Brasil

Transporte de passageiros em trens e metrôs cresce 8%

Por outro lado, o crescimento da malha ferroviária não acompanhou esse ritmo, apresentando uma expansão de apenas 3,2% em 2012


	O documento da ANPTrilhos destaca que nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no Brasil desde 2010
 (Marcos Santos/USP Imagens)

O documento da ANPTrilhos destaca que nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no Brasil desde 2010 (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 11h54.

Brasília - O número de passageiros transportados em trens e metrôs no País em 2012 chegou a 2,6 bilhões, com crescimento de 8% em relação a 2011, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira, 04, pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Para 2013, a entidade estima uma expansão maior, de 10%.

Por dia, a média de passageiros transportados no modal foi de 9 milhões no ano passado. Isso representou um aumento de 3,8% em relação a 2011, nesse critério.

Por outro lado, o crescimento da malha ferroviária de passageiros não acompanhou esse ritmo, apresentando uma expansão de apenas 3,2% em 2012.

O documento da ANPTrilhos destaca que nenhum novo sistema de transporte de passageiros sobre trilhos foi implantado no Brasil desde 2010. A rede total do País no modal urbano de passageiros tem 1.028 quilômetros de extensão.

"A infraestrutura não tem acompanhado o crescimento da demanda. Mesmo com o crescimento do número de passageiros nos últimos anos, o resultado ainda é muito baixo. Apenas Xangai (na China) chega a transportar 7 milhões de pessoas por dia no sistema de trens e nós estamos com 9 milhões", afirmou o presidente da entidade, Joubert Flores, que lembrou que existem apenas 15 sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

O consumo das operadoras de transporte público sobre trilhos em 2012 foi de 1,8 gigawatt/hora (GWH), equivalente a cerca de 0,5% do consumo total do País.

"Nosso maior pleito é que retorne o benefício sobre a eletricidade utilizada para o transporte de passageiros. No passado, havia um desconto de 75% sobre o uso dessa energia. Seria uma oportunidade de aumentarmos o uso desse transporte sustentável e não poluente", completou Flores.

Acompanhe tudo sobre:mobilidade-urbanaTransportestransportes-no-brasilTrens

Mais de Brasil

Lula demite Nísia e Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento