Brasil

Cúpula da CPI quer acionar STF por crime de prevaricação de Bolsonaro

O deputado federal Luis Miranda e o irmão dele, Luis Ricardo, disseram ter avisado o presidente sobre irregularidades na negociação pela vacina indiana Covaxin

Vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). (Waldemir Barreto/Agência Senado)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 25 de junho de 2021 às 23h50.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, afirmou nesta sexta-feira, 23, que a cúpula do colegiado analisará a possibilidade de notificar o Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de prevaricação que teria sido cometido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nesta sexta-feira, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo, servidor do Ministério da Saúde, prestaram depoimento à CPI. Os dois contaram ter avisado o presidente sobre irregularidades na negociação pela vacina indiana Covaxin. O presidente, no entanto, não teria se mobilizado para resolver a situação.

Segundo Randolfe, os irmãos apresentaram "todos os elementos de um crime" cometido por Bolsonaro. "O presidente da República recebeu a comunicação de um fato criminoso, não tomou a devida providência para instaurar inquérito e para deter o continuado delito", apontou.

A decisão de recorrer ao STF ainda deverá passar por votação do colegiado. Pela lei, prevaricar significa "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal".

Para Randolfe, ficou claro o crime de prevaricação. "A CPI irá analisar a possibilidade de comunicar ao Supremo Tribunal Federal a ocorrência desse crime para as devidas observâncias do que está disposto do artigo 86 da Constituição da República", disse.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:CPI da CovidGoverno BolsonaroSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil