Brasil

CUT e grupos sociais protestam em SP contra a terceirização

Sindicalistas e militantes de movimentos sociais se concentraram em três pontos e saíram em caminhada em direção ao Vale do Anhangabaú


	Protesto: movimento é contra o PL 4330 de 2004, que regulamenta a terceirização e está em discussão no Senado
 (Divulgação/Secom/CUT)

Protesto: movimento é contra o PL 4330 de 2004, que regulamenta a terceirização e está em discussão no Senado (Divulgação/Secom/CUT)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2015 às 12h43.

São Paulo - O ato da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em comemoração pelo Dia do Trabalho, em São Paulo, começou com uma passeata no centro da cidade.

Sindicalistas e militantes de movimentos sociais se concentraram em três pontos e saíram em caminhada em direção ao Vale do Anhangabaú. No local foi montado o palco, onde ocorrerão o show musical e os discursos de políticos e lideranças sindicais.

O Projeto de Lei (PL) 4330 de 2004, que regulamenta a terceirização, inclusive da atividade-fim das empresas, é o principal alvo dos protestos. “É acabar com a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho]. Acabar com as férias e a carteira assinada”, disse o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas ao criticar a proposta. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional.

Segundo o sindicalista, caso a proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, passe também pelo Senado, as centrais sindicais e movimentos sociais vão se mobilizar para pressionar a presidenta Dilma Rousseff a vetar o projeto. “Nós vamos organizar uma greve geral pelo veto”, ressaltou Freitas sobre os próximos passos, se o PL continuar a avançar.

Participam do evento unificado o Movimento dos Trabalhdores Sem Teto (MTST), a Coordenação Nacional de Entidades Negras, a Marcha Mundial de Mulheres, o Movimento dos Atingidos Por Barragens e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), além da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestoscidades-brasileirasMetrópoles globaisgestao-de-negociosSão Paulo capitalTerceirizaçãoDireitos trabalhistasCUT

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'