Brasil

Dados sugerem que Brasil superará seca sem racionamento

Ministério indicou que os dados analisados pelo governo sugerem que o Brasil vai conseguir superar período de seca sem racionamento de energia


	Energia elétrica: para tanto, o governo aposta em um volume mínimo de chuvas e em iniciativas de aumento da oferta e redução de consumo
 (Arquivo/Agência Brasil)

Energia elétrica: para tanto, o governo aposta em um volume mínimo de chuvas e em iniciativas de aumento da oferta e redução de consumo (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2015 às 20h00.

São Paulo - O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, indicou nesta quinta-feira, 12, que os dados analisados pelo governo federal neste momento sugerem que o Brasil conseguirá superar o período seco sem a necessidade de um racionamento de energia.

Para tanto, o governo aposta em um volume mínimo de chuvas e em iniciativas de aumento da oferta e redução de consumo.

A aproximadamente 45 dias do fim do período chuvoso, em abril, os níveis dos reservatórios em todo o País, principalmente na região Sudeste, apresentam trajetória de elevação. Segundo Ventura, se os níveis alcançarem um patamar equivalente a 30% da capacidade de armazenamento em abril, haveria condição suficiente para assegurar o fornecimento no período até outubro.

Em novembro, com a volta do período chuvoso, o nível dos reservatórios precisaria estar em no mínimo 10% da capacidade.

Durante o chamado período seco, a pluviometria esperada é de mais de 70% da média de longo termo (MLT), segundo Ventura. "Temos um número razoavelmente seguro de que é possível ter 70% da média no período seco", afirmou o secretário, que participa de evento organizado na sede do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem), na capital paulista.

Antes do chamado período seco, de maio a outubro, contudo, o nível dos reservatórios deve continuar a subir. Ventura destacou que o volume de chuvas em março, se não será tão alto quanto foi em outros anos, ao menos já é melhor do que foi aquele de meses anteriores. "A perspectiva é de que não teremos um março tão bom, mas teremos chuvas na região de Minas e um período úmido que se prolongará até abril", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Ministério de Minas e EnergiaSecas

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU