Brasil

Decreto autoriza uso do FGTS para a compra de órteses e próteses

Apenas trabalhadores que comprovarem deficiência poderão ter acesso aos recursos do fundo

Próteses: decreto de autoriza uso do FGTS para aquisições será publicado na edição desta-feira terça (17) do Diário Oficial da União (Eitan Abramovich/AFP)

Próteses: decreto de autoriza uso do FGTS para aquisições será publicado na edição desta-feira terça (17) do Diário Oficial da União (Eitan Abramovich/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 16 de abril de 2018 às 16h49.

O presidente Michel Temer assinou hoje (16) o decreto que autoriza o trabalhador com deficiência usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de órteses e próteses. O texto será publicado na edição de amanhã (17) do Diário Oficial da União.

De acordo com o decreto, para a movimentação da conta vinculada do FGTS será considerado trabalhador com deficiência aquele que tem impedimento de natureza física ou sensorial que produza efeitos pelo prazo mínimo de dois anos e possa impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas.

O uso do FGTS para a compra de próteses e órteses deve respeitar o valor limite movimentado por operação e o intervalo mínimo de dois anos entre movimentações realizadas em decorrência da aquisição.

Para comprovar a deficiência, o trabalhador deve apresentar um laudo médico atestando essa condição, a espécie e o grau ou o nível da deficiência, além de prescrição médica que indique a necessidade de órtese ou prótese. Os documentos devem ser emitidos por médico devidamente identificado por registro profissional.

Acompanhe tudo sobre:Pessoas com deficiênciaFGTS

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa