Brasil

Definição de novas regras de uso da água em SP é adiada

O prazo ficou acertado ontem (18), durante reunião entre os usuários e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Daee

Reserva técnica do Sistema Cantareira: novas propostas para o uso da água serão aceitas até o dia 28 de novembro (Divulgação/Sabesp)

Reserva técnica do Sistema Cantareira: novas propostas para o uso da água serão aceitas até o dia 28 de novembro (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 13h39.

São Paulo - Representantes da indústria, de agricultores e de companhias de abastecimento de água de São Paulo terão prazo até o próximo dia 28 para propor sugestões em torno da restrição de uso da água dos rios Atibaia, Camanducaia e Jaguari, que integram as bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O prazo ficou acertado ontem (18), durante reunião entre os usuários e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee), no Instituto Agronômico de Campinas, no interior de São Paulo.

As propostas poderão ser inseridas à resolução que foi elaborada em conjunto pela ANA, pelo Daee e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, mas antes de sua aplicação haverá novo debate.

“A partir das contribuições recebidas dos usuários, a ANA e o Daee analisarão as propostas para definir as que serão incorporadas à resolução conjunta que trata das restrições”, diz nota publicada pela agência.

De acordo com a ANA, a definição está prevista para dezembro. O documento atual prevê reduções entre 20% e 30% ou suspensões momentâneas de retiradas da água a serem estabelecidas conforme o nível e a situação de vazão no momento.

Hoje (19), às 10h, começou o mesmo tipo de encontro em Extrema, no sul de Minas Gerais, com os usuários mineiros formados também por empresas industriais do setor agrícola, que fazem uso da água para irrigação, e pelas companhias de abastecimento.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalSecas

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU