Brasil

PT não deve endossar eleição indireta, diz deputado

Carlos Zarattini acredita que, neste caso, um candidato alinhado ao atual governo seria eleito e as reformas de Temer continuariam

Carlos Zarattini: o deputado disse que o PT lutará pela aprovação da PEC que prevê eleição direta (Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara)

Carlos Zarattini: o deputado disse que o PT lutará pela aprovação da PEC que prevê eleição direta (Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de maio de 2017 às 15h24.

Brasília - O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), afirmou que a legenda não trabalha com a hipótese de participar de uma eventual eleição indireta, caso o presidente Michel Temer deixe o cargo.

Ele considera que, neste caso, um candidato alinhado ao atual governo acabaria eleito, como o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) ou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"Provavelmente não vamos endossar eleição indireta, pois esse candidato faria as reformas continuarem. Não queremos ter compromisso com isso", afirmou.

Ele avalia que o bloco de apoio ao governo, que possui maioria no Congresso, tem objetivo de continuar o "projeto das grandes reformas", como a previdenciária e trabalhista.

Zarattini disse que o partido vai lutar pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleição direta em caso de vacância na presidência da República.

Ele acredita que a admissibilidade do texto, de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), será aprovada nesta terça-feira, 22, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permitindo a criação de uma comissão especial sobre o tema.

"A partir daí será outro passo", ponderou.

Esta semana, segundo o líder do PT, a estratégia da oposição será de obstrução total a todas as votações.

"Queremos que não vote nada, defendemos paralisia total. Não tem sentido votar Medida Provisória desse governo", declarou. Ele disse que o presidente Temer "não tem moral" para continuar na função.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresMichel TemerJBSCâmara dos DeputadosEleiçõesJoesley BatistaDelação premiada

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado