Brasil

Deputado quer barrar prisão de candidato 8 meses antes da eleição

Mudança, já chamada de "emenda Lula", altera o Artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes do pleito

"Sabemos que emenda se destina a salvar Lula", diz procurador da Lava Jato (Nacho Doce/Reuters)

"Sabemos que emenda se destina a salvar Lula", diz procurador da Lava Jato (Nacho Doce/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de julho de 2017 às 22h17.

Última atualização em 15 de julho de 2017 às 22h22.

Curitiba - O relator da reforma política na Câmara dos deputados, Vicente Cândido (PT-SP), quer incluir em seu relatório uma proposta que impede, a partir da eleição de 2018, a prisão de candidatos até oito meses antes da eleição. A mudança, já chamada de "emenda Lula", altera o Artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes do pleito.

À coluna do jornal o Estado de S. Paulo, Vicente admitiu que a nova regra beneficia Lula e que foi pensada para “blindar” não só ele, mas políticos investigados.

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, criticou a proposta. "'Emenda Lula'. Agora os deputados querem impedir a prisão de um acusado após a decisão condenatória de um tribunal. Sabemos que isso se destina a salvar Lula, pois ninguém realmente acredita que a sentença do Dr. Sérgio Moro será revertida", escreveu o procurador no Facebook.

O juiz Sérgio Moro impôs ao ex-presidente Lula condenação de 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex.

"Mas com certeza há muitos outros interessados no próprio Congresso Nacional. Essa é a última invenção dos ilustres deputados. Esta legislatura que se encerra em 2018 será conhecida na história pela atuação bizarra e sem limites quando se trata dos próprios interesses. Temos que impedir que a pretexto da reforma política, estejam tentando livrar condenados da prisão. E depois, em 2018, não reeleger ninguém que tenha participado dessas tentativas", afirmou o procurador da Lava Jato.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava Jato

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar