Brasil

Desperdício de água pode render multa de R$ 1 mil em SP

Projeto de lei que prevê multa para quem desperdiçar água tratada em atividades como lavagem de calçadas e veículos foi aprovado em 1ª votação na Câmara de SP


	PL prevê multa para quem desperdiçar água tratada em lavagem de calçadas e veículos na cidade de SP.
 (Thinkstock)

PL prevê multa para quem desperdiçar água tratada em lavagem de calçadas e veículos na cidade de SP. (Thinkstock)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 09h57.

São Paulo -  Em meio à maior crise hídrica do Estado, a Câmara de São Paulo aprovou em primeira votação, na noite de ontem, um projeto de lei que prevê multa de R$ 1 mil para quem for pego desperdiçando água tratada em atividades como lavagem de calçadas e veículos, entre outras.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara, existe a possibilidade de um substitutivo ser apresentado em segunda votação a fim de transformar a multa prevista no PL original em uma ação educativa, e que estabeleça uma multa gradativa de acordo com a reincidência.

O projeto, que é de autoria coletiva dos vereadores Mário Covas Neto (PSDB), Laércio Benko (PHS), Nelo Rodolfo (PMDB), Ari Friendebach (PROS), Nabil Bonduki (PT), Roberto Trípoli (PV), Paulo Frange (PTB) e José Police Neto (PSD), recebeu 30 votos favoráveis e 11 contrários.

OUTROS PROJETOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Além do PL 529 /2014, que prevê a multa por desperdício, a Câmara também aprovou, em primeira votação, outros projetos que buscam promover a economia de água.

O Projeto de Lei (PL) 323/2010, de autoria do vereador Dalton Silvano (PV), cria o programa de reuso de água em postos de gasolina e lava-rápidos na cidade, que são grandes consumidores de água.

Segundo o texto, estes estabelecimentos devem instalar equipamentos para recuperação e reutilização da água no prazo de 180 dias após a promulgação da lei. O proprietário que descumprir a determinação terá que pagar multa ou, em caso de reincidência, perder a sua licença.

O Projeto de Lei (PL) 44/2014, proposto pelo vereador Laércio Benko (PHS), obriga o reaproveitamento da água pluvial por parte das escolas públicas municipais, com participação e conscientização dos alunos e funcionários acerca da economia de água.

Além do reaproveitamento de água, a proposta busca envolver as crianças desde pequenas criando uma cultura de economia. 

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasLegislaçãoMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU