Dia do Gaúcho: A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início a Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835
Redação Exame
Publicado em 20 de setembro de 2025 às 11h09.
O Dia do Gaúcho é comemorado em 20 de setembro e, neste ano, a data caiu em um sábado. O feriado estadual do Rio Grande do Sul homenageia o início da Revolta Farroupilha, em 20 de setembro de 1835.
A celebração exalta a cultura e os costumes do Estado com festas e desfiles em muitos municípios.
O Dia do Gaúcho marca o começo da revolta republicana contra o Império, que à época estava instalado no Rio de Janeiro, dando início à Guerra dos Farrapos, que duraria até 1845.
A Revolta Farroupilha foi o conflito regional mais longo da história do Brasil.
O movimento começou em 1835, no Rio Grande do Sul, motivado pela insatisfação dos fazendeiros gaúchos com os altos impostos cobrados pelo Império sobre o charque, principal produto da economia local.
O conflito uniu líderes republicanos, estancieiros e militares em torno da ideia de maior autonomia política e econômica para a região.
Durante a Revolta Farroupilha, chegou-se a proclamar a República Rio-Grandense, como símbolo de resistência contra o governo central.
O fim da guerra ocorreu em 1845, com o acordo conhecido como Paz de Ponche Verde.
O tratado garantiu anistia aos revoltosos e algumas concessões econômicas, mas manteve o Rio Grande do Sul integrado ao Brasil.
Hoje, a Revolta Farroupilha é lembrada como símbolo da identidade gaúcha e da luta por liberdade.