Brasil

Diário Oficial publica inclusão de remédios no SUS

Portarias regulamentam a incorporação de medicamentos contra o câncer de mama e a hepatite C

Artistas na campanha "Câncer de Mama no Alvo da Moda": medicamento contra a doença foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (Divulgação/Activa Comunicação)

Artistas na campanha "Câncer de Mama no Alvo da Moda": medicamento contra a doença foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (Divulgação/Activa Comunicação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 09h20.

Brasília - Portarias publicadas hoje (26) pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União regulamentam a incorporação do medicamento trastuzumabe, usado no combate ao câncer de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio de alto custo reduz as chances de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das pacientes.

De acordo com as Portarias nº 18 e nº 19, o trastuzumabe só poderá ser usado em hospitais da rede pública habilitados em oncologia e será indicado para o tratamento de câncer de mama inicial ou avançado de maneira localizada, com exigência de exame molecular para confirmação do diagnóstico.

Já a Portaria nº 20, também publicada hoje, regulamenta a incorporação no SUS dos medicamentos telaprevir e boceprevir, usados no combate à hepatite C. O ministério informou que os remédios (inibidores da enzima protease) são considerados mais modernos e eficazes e devem beneficiar cerca de 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose avançada.

A rede pública tem 180 dias para iniciar a distribuição dos medicamentos aos pacientes.

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasHepatiteMinistério da SaúdeRemédiosSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial

OPINIÃO: A importância da longevidade saudável e ativa