Brasil

Dilma discute com Margaret Chan o combate ao vírus zika

Margaret Chan veio ao Brasil acompanhada da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde e diretora regional da OMS para as Américas


	Dilma Rousseff e Margaret Chan: o objetivo da visita é discutir as ações do governo brasileiro no combate ao vírus zika e ao mosquito Aedes aegypti
 (Evaristo Sá / AFP)

Dilma Rousseff e Margaret Chan: o objetivo da visita é discutir as ações do governo brasileiro no combate ao vírus zika e ao mosquito Aedes aegypti (Evaristo Sá / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2016 às 15h56.

No Brasil para discutir os casos de microcefalia e sua relação com o vírus zika, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, está reunida neste momento com a presidenta Dilma Rousseff.

Ela chegou há pouco no Palácio do Planalto, e logo mais vai se encontrar com ministros no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, também em Brasília.

O objetivo da visita é discutir as ações do governo brasileiro no combate ao vírus zika e ao mosquito Aedes aegypti.

Margaret Chan veio ao Brasil acompanhada da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde e diretora regional da OMS para as Américas, Carissa Etienne.

De Brasília, elas seguirão para o Recife, porque o estado de Pernambuco registra o maior número de casos de microcefalia possivelmente associados à infecção (182 casos da malformação confirmados e 1.203 em investigação).

No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional, em razão do aumento de casos de infecção pelo zika em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de malformação congênita e síndromes neurológicas.

O Ministério da Saúde investiga pelo menos 3.935 casos suspeitos de microcefalia possivelmente associada ao vírus.

Até o dia 13 de fevereiro, 508 casos foram confirmados e 837 descartados de um total de 5.280 notificações.

Desde a última quinta-feira (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo zika é obrigatória no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilDoençasZikaOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Brasil

Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduziam tempo de inelegibilidade

Governo de SP investiga venda de bebidas adulteradas em bares na Mooca e no Jardins

Bolsonaro pode voltar ao hospital por crise de soluços, diz família

Fux decide que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026