Brasil

Dilma e primeiro-ministro sul-coreano debatem acordos

Comércio exterior e acordos na área tecnológica foram alguns dos temas da conversa

Dilma discutiu projeto do trem-bala com primeiros-ministros da Coreia e do Japão neste domingo (Roberto Stuckert Filho/Presidência)

Dilma discutiu projeto do trem-bala com primeiros-ministros da Coreia e do Japão neste domingo (Roberto Stuckert Filho/Presidência)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2011 às 14h58.

A presidente Dilma Rousseff (PT) conversou sobre a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e a Coreia do Sul. O assunto foi tema do encontro da nova presidente com o primeiro ministro sul-coreano, Kim Hwang-Sik, na manhã de hoje no Palácio do Planalto. A informação foi dada à imprensa pelo novo ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota.

No encontro realizado hoje, também foram debatidos acordos de cooperação na área tecnológica entre Brasil e Coreia do Sul, como na energia nuclear, petróleo e construção naval. Dilma e Hwang-Sik também citaram a necessidade de reequilibrar o comércio exterior entre os dois países, que tem sido majoritariamente deficitário para o Brasil. Em 2009, o saldo comercial entre os dois ficou negativo em US$ 2,16 bilhões para os brasileiros. Em 2010, o número mais que dobrou, para um déficit de US$ 4,4 bilhões.

O trem de alta velocidade entre Campinas e o Rio de Janeiro também foi tema do encontro com o primeiro-ministro sul-coreano. Empresas coreanas estão interessadas na obra que ligará as grandes cidades paulistas e fluminenses. O trem bala também foi tópico de conversa no encontro de Dilma com outra liderança asiática, o ex-primeiro-ministro japonês Taro Aso. Nesse encontro, Dilma agradeceu ao político japonês pelo esforço para a constituição de um acordo entre Brasil e Japão na área de Previdência, que passa a cobrir os trabalhadores brasileiros no Japão, os dekasseguis.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaComércioÁsiaComércio exteriorTransportesTrem-balaFerroviasTrensTransporte públicoCoreia do Sul

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'