Brasil

Dilma está no Palácio Guanabara com chefes de estado

Angela Merkel e Putin tiveram um encontro reservado no palácio e comentaram a situação tensa na Ucrânia, com os confrontos entre tropas oficiais e separatistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2014 às 13h40.

Rio de Janeiro - A presidente Dilma Rousseff está reunida no Palácio Guanabara, na zona sul do Rio, com nove chefes de estado e de governo, com quem assistirá à final da Copa no Maracanã às 16 horas.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroschenko, cancelou a vinda ao Brasil, o que evitou o constrangimento de um encontro com seu maior inimigo, o presidente russo, Vladimir Putin.

A primeira ministra da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente Joachim Gauck, também estão entre os convidados da presidente para um almoço no palácio, que é a sede do governo do Estado do Rio.

Mais cedo, Angela Merkel e Putin tiveram um encontro reservado no palácio e comentaram a situação tensa na Ucrânia, com os confrontos entre tropas oficiais e separatistas pró-russos.

Estão também presentes os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma; do Gabão, Ali-Ben Bongo Ondimba; da Namíbia, Hifikepunye Pohamba; e os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, e de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e da Hungria, Viktor Orbán.

O esquema de segurança inclui a interdição total da Rua Pinheiro Machado, em frente ao palácio, nos dois sentidos, e a presença de policiais militares e soldados do Exército, que estão espalhados pelos bairros de Laranjeiras, Botafogo e Flamengo.

Atiradores de elite estão no alto de alguns prédios do entorno do palácio e há soldados do Exército ao longo de toda a área de lazer do Aterro do Flamengo, inclusive nas passarelas. A Polícia Federal e a segurança dos chefes de governo integram o aparato.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoDilma RousseffEsportesFutebolMetrópoles globaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRio de Janeiro

Mais de Brasil

'Presidente de uma grande potência decidiu brigar com todo mundo', diz Rui Costa sobre Trump

Decisão de Moraes proíbe Jair Bolsonaro de falar com ao menos 177 pessoas; veja os nomes

Moraes revoga domiciliar de idosas do 8/1 que descumpriram uso da tornozeleira mais de mil vezes

Líder do PL diz que estuda 'soluções' legislativas para Eduardo Bolsonaro concluir mandato dos EUA