Brasil

Dilma foi a mais citada no Facebook e, Aécio, no Twitter

Ao longo da campanha, Dilma dominou o Facebook. Aécio e Marina saíram-se melhor no Twitter


	Dilma, Aécio e Marina: atuações diferentes nas redes sociais
 (REUTERS/Edison Vara, Washington Alves e Sergio Moraes)

Dilma, Aécio e Marina: atuações diferentes nas redes sociais (REUTERS/Edison Vara, Washington Alves e Sergio Moraes)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 5 de outubro de 2014 às 20h12.

São Paulo -- Quem foi o candidato a presidente mais citado nas redes sociais durante a campanha eleitoral? A resposta depende da rede social considerada. Dilma dominou o Facebook, o Instagram e o Google+, enquanto Aécio e Marina saíram-se melhor no Twitter.

Essa é uma das conclusões de um estudo da empresa Scup sobre as eleições nas redes sociais. A Scup, empresa especializada no monitoramento de redes sociais, vem acompanhando as citações dos candidatos desde março. Veja os números acumulados na tabela:

  Aécio Neves Dilma Rousseff Marina Silva
Twitter 1.260.924 307.150 551.305
Facebook 432.296 827.823 47.281
Google+ 21.944 25.084 6.316
Instagram 3.884 27.044 3.763

Para chegar a esses números, a empresa emprega uma ferramenta que identifica termos como “Marina candidata”, “Marina 40”, “Marina Silva” e “Marina presidente” e outros similares envolvendo os demais candidatos. 

“Não consideramos as citações do nome Marina isolado porque isso levaria à contagem de posts sobre outras mulheres chamadas Marina”, diz Fábio Marques Santos, do Scup. 

Ele alerta que outras empresas, que empregam critérios diferentes, podem chegar a números também diferentes. 

O estudo da Scup não determina se as citações são positivas ou negativas. Além disso, a pesquisa não inclui nenhuma análise dos resultados. Por isso, não há como saber o que leva à predominância de candidatos diferentes em cada rede social. 

“É possível que seja resultado da estratégia de cada candidato. Se um deles interage mais no Twitter, por exemplo, tende a ser mais citado lá”, diz Santos. 

O estudo da Scup ainda divide as citações por região do Brasil onde foram feitas. Dilma recebe percentuais mais altos de citações nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Aécio tem parcelas maiores nas regiões Sudeste e Norte. Já Marina tem percentual maior que o dos outros na região Sul.

  Aécio Neves Dilma Rousseff Marina Silva
Norte 3% 1% 2%
Nordeste 20% 24% 22%
Centro-Oeste 8% 9% 8%
Sudeste 53% 50% 50%
Sul 16% 16% 18%
 
Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInstagramInternetMarina SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisTwitter

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026