Brasil

Dilma mantém equipe do Gabinete de Segurança Institucional

GSI é responsável pela segurança pessoal do chefe de Estado, do vice-presidente e familiares, além da guarda dos palácios e ações de inteligência federal


	General José Elito Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional
 (Elza Fiúza/ABr)

General José Elito Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 12h36.

Brasília - À frente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, o general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira será mantido no cargo. Com 68 anos, dois filhos e quatro netos, o ministro vai continuar chefiando o setor que cuida do assessoramento pessoal da presidente da República em assuntos militares e de segurança.

Ao GSI cabe a segurança pessoal do chefe de Estado, do vice-presidente e de seus familiares, além da guarda dos palácios presidenciais e ações de inteligência federal e segurança da informação.

Antes de assumir o cargo, José Elito foi chefe de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa. Também comandou a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) em 2006 e 2007, em substituição ao general Urano Bacellar.

O general também foi diretor de Recursos Humanos do Exército, de 2002 a 2004, comandante da Aviação do Exército, de 2000 a 2002, e da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, de 1999 a 2000. Nascido em Aracaju, em 1946, ingressou nas Forças Armadas aos 20 anos e graduou-se mestre e doutor em ciências militares.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadoresseguranca-digital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU