Brasil

Dilma participará da cúpula do Brics na África do Sul

Nesse marco, os chefes de Estado das maiores economias emergentes debaterão possíveis alternativas à crise e, sobretudo, fórmulas para tentar minimizar seu impacto


	Dilma, que viajará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e os titulares de outras pastas, deve partir na próxima terça-feira e participar da cúpula no dia seguinte
 (Antonio Cruz/ABr)

Dilma, que viajará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e os titulares de outras pastas, deve partir na próxima terça-feira e participar da cúpula no dia seguinte (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2013 às 18h10.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff participará na próxima semana da cúpula do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - na cidade sul-africana de Durban e cujo tema central será a crise global.

Dilma, que viajará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e os titulares de outras pastas, deve partir na próxima terça-feira e participar da cúpula no dia seguinte, segundo explicaram porta-vozes da presidência consultados pela Agência Efe.

As mesmas fontes indicaram que o principal assunto da cúpula será a crise mundial, com ênfase especial nas sérias turbulências pelas quais atravessa a União Europeia (UE), que "podem agravar ainda mais" o panorama econômico global.

Nesse marco, os chefes de Estado das maiores economias emergentes debaterão possíveis alternativas a essa crise e, sobretudo, fórmulas para tentar minimizar seu impacto.

Segundo dados do próprio Brics, os cinco países que o integram representam 42% da população mundial e cerca de 45% da força de trabalho que existe no planeta.

Em 2012, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul somaram 21% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e o comércio entre eles chegou a um total de US$ 282 bilhões.

Além disso, o crescimento da economia dos cinco países alcançou em 2012 uma média de 6,1% e, segundo previsões do próprio grupo, deverá ser de 6,9% em 2013.

Acompanhe tudo sobre:BricsCrises em empresasPaíses emergentes

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular