Brasil

Dilma recebe proposta de criação de Registro Civil Nacional

A ideia é que um cartão de chip contenha dados como o registro de nascimento, casamento e título de eleitor, o que resultaria em desburocratização de serviços


	Segundo o ministro, a proposta teria sido bem recebida pela presidente Dilma
 (AGENCIA BRASIL)

Segundo o ministro, a proposta teria sido bem recebida pela presidente Dilma (AGENCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2015 às 13h03.

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, apresentou hoje (11) à presidente Dilma Rousseff a proposta de criação de um Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip a ser emitido pela Justiça Eleitoral.

A ideia é que o cartão contenha informações de vários cadastros do cidadão.

Ao reunir em um único documento dados como o registro de nascimento, casamento, óbito e título de eleitor, a iniciativa resultaria em desburocratização e agilidade no acesso dos cidadãos a serviços.

Segundo Toffoli, a proposta foi bem recebida pela presidente Dilma. “Esse projeto teve uma receptividade muito positiva da presidenta e vamos institucionalizar a maneria de concretizá-lo”, completou Toffoli.

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também participaram da reunião.

“Foi a formalização de uma proposta da Justiça Eleitoral que fiz na minha posse na presidência do TSE. O cidadão, ao nascer, já é registrado junto à Justiça Eleitoral, recebe o seu número, que vai ser o mesmo para o resto da vida e para todas as atividades, que é o número do título de eleitor. Na Justiça Eleitoral serão feitos todos os registros, casamento, nascimento, divórcio, morte”, explicou o presidente do TSE.

O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilTSEDocumentaçãoChips

Mais de Brasil

Gleisi Hoffmann defende decreto de Lula que amplia acesso de Janja a serviços da Presidência

Tarcísio lidera contra Alckmin, Haddad e França em disputa pelo governo de SP, diz Paraná Pesquisas

'Não foi falta de energia, mas problema de infraestrutura', diz Silveira sobre apagão

Brasil não precisa mais do horário de verão neste ano, diz ministro