Brasil

Dilma retoma liderança no Rio, mostra Ibope

Petista também reduziu a vantagem da rival Marina Silva em São Paulo


	Dilma Rousseff durante a entrevista para o Estadão, em Brasília
 (Ichiro Guerra/Dilma 13)

Dilma Rousseff durante a entrevista para o Estadão, em Brasília (Ichiro Guerra/Dilma 13)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 20h17.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, ultrapassou a candidata do PSB, Marina Silva, no Rio de Janeiro e reduziu a vantagem da rival em São Paulo, segundo pesquisas Ibope realizadas nos dois Estados divulgadas nesta terça-feira.

No Rio, a retomada da liderança perdida para Marina acontece depois da campanha de Dilma bater na tecla de que a candidata do PSB reduziria investimentos na exploração do petróleo na camada pré-sal, o que foi negado por Marina, que chegou a acusar os adversários de montarem uma "indústria de mentiras e boatos".

No Estado maior produtor de petróleo do país e que tem regiões altamente dependentes dos royalties pagos pela exploração da commodity, Dilma cresceu 5 pontos, somando agora 37 por cento das intenções de voto contra 34 por cento de Marina, que perdeu 4 pontos desde o último levantamento do Ibope, feito entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou 2 pontos para baixo, chegando agora a 9 por cento da preferência do eleitorado. O levantamento foi feito entre os dias 5 e 8 de setembro.

Em São Paulo, onde o PSDB detém o comando do governo estadual desde 1995 e caminha para nova vitória neste ano, Marina segue na liderança, embora sua vantagem tenha caído com oscilações dentro da margem de erro.

A candidata do PSB tem 38 por cento das intenções de voto, oscilando 1 ponto para baixo em relação ao levantamento anterior.

Dilma variou 2 pontos para cima e tem agora 25 por cento das intenções de voto. Aécio oscilou 2 pontos para baixo e tem 15 por cento das intenções de voto.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em São Paulo entre os dias 4 e 9 de setembro. Para pesquisa realizada no Rio, o instituto ouviu 1.806 pessoas. A margem de erro das duas sondagens é de 2 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014IbopeMarina SilvaOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSB – Partido Socialista BrasileiroPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular